terça-feira, 13 de novembro de 2012



                  Projeto Profissões – Escolha Profissional
Justificativa
Preparar os alunos do Ensino Médio para uma escolha consciente da futura profissão favorecendo a reflexão da sua identidade pessoal em seus aspectos físico, afetivo e social, mantendo-os atualizados sobre os cursos superiores, o mercado de trabalho e as atribuições de cada profissão. Assim, esclarecendo dúvidas dos alunos sobre grades curriculares de cada curso, áreas de atuação e oportunidades de emprego.
Objetivo
Conhecer o perfil das mais diversas profissões no mercado atual.
Relatório da Aplicação do Projeto
Após o lançamento de questionamentos para reflexão, como: “Qual a minha profissão preferida?” “O que gosto de fazer?” “A profissão que pretendo escolher está ligada com algo que gosto de fazer?” , os alunos se dirigiram à sala de informática para uma pesquisa inicial. Após a escolha da profissão, montaram-se slides no Power-Point obedecendo os seguintes itens: Descrição da profissão, formação necessária, curso, duração do mesmo, valor das mensalidades, grade curricular, mercado de trabalho e áreas de atuação.
A seguir montaram-se folders com o resumo do curso escolhido.
Para finalizar, socializou-se os conhecimentos adquiridos com apresentações para turmas do 2º Ano do Ensino Médio e equipe gestora.
Conclusão
No transcorrer dos trabalhos, percebeu-se muitas dúvidas na escolha da profissão, do curso a ser escolhido, ou seja, “o que vou fazer após a conclusão do Ensino Médio?”
Mas mesmo assim, escolhas foram feitas e a partir dessas escolhas, obtivemos os seguintes dados:
 


Dentre os cursos de nível superior, os que foram escolhidos com maior frequência foram:

 



Nenhum comentário: