Assim veio conceito de graus, ângulos...
Trabalhando com os alunos o conceito
de simetria - translação, axial e reflexão.
Assim estudamos os polígonos
Roseta- ornamento contido num círculo
Vimos no transcorrer das atividades algumas palavras que nos remetem aos conceitos intuitivos da Geometria Plana.
Um módulo gira em torno de um ponto, no movimento de rotação.
A faixa é um ornamento que está contida em duas retas paralelas.
Mosaico é um ornamento contido em um plano.
Rosácia é um ornamento contido em um círculo.
Assim foi possível fazer uma revisão completa com o segundo grau sobre:
- ponto
-retas - paralelas, perpendiculares, coincidentes, concorrentes, coplanares, semi-reta, segmento de reta
- circunferência (externa e interna, concêntrica, tangente e secante), círculo, raio, diâmetro, corda.
Continuando os estudos, vimos que na simetria de rotação, temos "a transformação de uma figura girando um de seus pontos segundo um arco de circunferência ao redor de um ponto, percorrendo determinado ângulo."
A partir daí a pesquisa se concentrou no estudo e definição de arco, e todos os tipos de ângulos.
Escher, na fase da metamorfose, fez obras maravilhosas. Ele partia de malhas com polígonos regulares ou não e fazia mudanças até que no final não se percebia mais a presença desses polígonos. Ele fazia essas mudanças sem alterar a área do polígono original.
Assim surgiu a oportunidade de rever o estudo completo das figuras planas (quadriláteros e triângulos, em especial) e área desses polígonos.
Um módulo gira em torno de um ponto, no movimento de rotação.
A faixa é um ornamento que está contida em duas retas paralelas.
Mosaico é um ornamento contido em um plano.
Rosácia é um ornamento contido em um círculo.
Assim foi possível fazer uma revisão completa com o segundo grau sobre:
- ponto
-retas - paralelas, perpendiculares, coincidentes, concorrentes, coplanares, semi-reta, segmento de reta
- circunferência (externa e interna, concêntrica, tangente e secante), círculo, raio, diâmetro, corda.
Continuando os estudos, vimos que na simetria de rotação, temos "a transformação de uma figura girando um de seus pontos segundo um arco de circunferência ao redor de um ponto, percorrendo determinado ângulo."
A partir daí a pesquisa se concentrou no estudo e definição de arco, e todos os tipos de ângulos.
Escher, na fase da metamorfose, fez obras maravilhosas. Ele partia de malhas com polígonos regulares ou não e fazia mudanças até que no final não se percebia mais a presença desses polígonos. Ele fazia essas mudanças sem alterar a área do polígono original.
Assim surgiu a oportunidade de rever o estudo completo das figuras planas (quadriláteros e triângulos, em especial) e área desses polígonos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário